segunda-feira, 29 de junho de 2015

Golden Four Asics 2015 - etapa Fortaleza/CE



Segunda-feira, 29 de Junho de 2015 - Viva São Pedro!

Ontem, em Fortaleza, capital do Ceará aconteceu a primeira etapa da já consolidada Meia Maratona Golden Four Asics no Nordeste brasileiro. A corrida, uma meia maratona pura com o mesmo padrão e qualidade em todas as etapas atraiu quase 2.000 corredores para enfrentar o calor cearense.

A largada foi marcada para às 06:00 da manhã, horário que o sol começou a aparecer e os termômetros já marcavam 25°C. Na Elite grandes nomes do atletismo nacional como Franck Caldeira, Damião Anselmo, Rafael Novais, Jurandyr Couto, Marily dos Santos e outros tantos amadores em busca dos seus melhores tempos.


O percurso, desafiador, com longas subidas em ruas desérticas e quando tinha público chegava a ser assustador pela falta de respeito com os corredores, alguns fatos isolados poderiam ter tirado o brilho da prova, mas a chegada dos 21.097 metros com ótima hidratação, água gelada e gatorade a cada 3 kms, gel de carboidrato no km 12,5 e esponja de água fizeram os corredores acelerar em busca da bela medalha. A briga pelo TOP 100 masculino foi mais mais sossegada, os corredores que estavam mais a frente se pouparam nas subidas em virtude do forte calor e administraram o ritmo, em média a maioria completou a prova com 5 minutos acima dos recordes pessoais. O centésimo corredor chegou com quase 01:39 de prova e no feminino o TOP 20 também foi com tempos altos, chegando a vigésima próximo a 02:00 de prova.

Conversando com o pessoal do Nordeste, só ouvi elogios para a estrutura da prova, nunca tinham participado de provas por lá com tanta água, gatorade, esponjas, sem contar o kit, a expo e as medalhas. A prova realmente foi um divisor de águas para a região. A maioria dos concluintes já estavam pensando em se inscrever para a etapa de Brasília, em novembro, e muitos lamentando que a etapa paulistana de agosto já está com todas as vagas esgotadas.

O pódio feminino em Fortaleza ficou assim: 1° - Marily dos Santos com 01h17'55", 2° - Mirela Saturnino com 01h21'14", 3° - Mary Emanuela da Costa em 01h21'45", 4° - Keila Cristiane em 01h30'14" e em 5° - Angélica Pronsati com 01h31'42".


No masculino a vitória ficou com Damião Ancelmo em 01h06'09", seguido por Franck Caldeira que fechou a prova em 01h06'36". Completando o pódio em 3° chegou Jurandyr Couto em 01h07'04"; em 4°- Rafael Novais com 01h07'33" e em 5° - Valdison das Neves com 01h07'42".

Valdison que na noite anterior, também em Fortaleza foi o 2° colocado em uma prova local de 7,5kms, prova vencida pelo 6° colocado na Golden Four Daniel Carneiro dos Santos.


Conversando com o Campeão da prova Damião Anselmo, ele confirmou o que todos sabem ou imaginam, é muito difícil ser atleta profissional no país. Para participar de uma corrida como essa, o custo acaba sendo mais caro que a premiação para a maioria, e o grande detalhe que para conseguir a premiação tem que correr mais que todos os outros adversários.

São pouquíssimas as provas que tem premiação em dinheiro que compense aos atletas investirem na participação e menor ainda o número de apoio que se dá para esses atletas. É muito fácil criticar a qualidade dos atletas brasileiros, mas sem investimento não existe forma de melhorar, a grande maioria dos bons corredores precisam trabalhar em outras atividades e treinar nas horas vagas para sobreviver, mas isso é um assunto para um próximo post.

As próximas etapas da Golden Four Asics serão em São Paulo, dia 02 de agosto, prova esgotada a mais de um mês e em Brasília dia 08 de novembro, prova que deve esgotar logo mais as vagas.
Se você pretende correr em Brasília, garanta logo sua inscrição.

A minha G4 Fortaleza.

Bem diferente da etapa carioca onde larguei brincando, sem dormir, corri tirando fotos e ainda bati meu recorde, em Fortaleza a minha preocupação era o horário da largada, 06:00, e também o choque térmico de sair de São Paulo abaixo de zero para correr no calor maravilhoso do nordeste.

Não levei a câmera, erro número 1 e não consegui embalar um ritmo mais forte no começo, quando começaram as subidas desencanei total de buscar tempo e o objetivo passou a ser concluir bem mantendo um ritmo confortável já pensando na maratona do Rio em menos de um mês. E assim fui curtindo a prova, conversando com quem aparecia até ser ultrapassado pelos marcadores de ritmo de 01:39, o Quito chegou, conversamos e deixei eles irem, resolvi não me cansar achando que tinham muitos corredores a frente. Mantive o ritmo para completar bem a prova e quando cheguei falaram que o TOP 100 tinha sido quase 1:39. Perdi a GRANDE chance de ter uma medalha dourada. Outra dessa não vai acontecer tão cedo, eu também não vou treinar para isso e como nunca foi esse meu objetivo, foi realmente a GRANDE chance perdida.

Agora é torcer para tudo dar certo na Maratona do Rio e na semana seguinte correr a Golden Four em casa, no meu quintal, recepcionando os amigos dos outros estados e cidades.

Fui muito bem recepcionado em Fortaleza pelos amigos virtuais que se tornaram reais e pelos corredores em geral que passaram a ser amigos depois dessa grande prova.

Fotos da Golden Four Fortaleza em Fb.com/BlogeRun



Conheça e curta a PÁGINA #BLABLABLARUN com as entrevistas já publicadas.




Siga este BLOG - adicione seu email em "Cadastre seu Email Aqui" e receba as atualizações em primeira mão. 

Inscreva-se no NOVO CANAL BLABLABLARUN do  Youtube.


Curta a página do blog no facebook e fique por dentro de muito mais sobre corridas: fb.com/BlogeRun

Siga no Twitter @antoniocolucci e no Instagram @antoniocolucci_13                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        

 #aisim Colucci13  

Twitter: @antoniocolucci   

Instagram:@antoniocolucci_13
 

Nenhum comentário :