quarta-feira, 4 de novembro de 2015

85ª Volta da Penha


Foto: Tião Moreira
Quarta-feira, 04 de novembro de 2015 

No primeiro dia do mês aconteceu a 85ª edição da segunda mais antiga corrida de rua do Brasil de acordo com os organizadores.

Na cidade de São Paulo com certeza é a 2ª mais antiga, isso porque no instagram, a @liveassessoria me informa que em Votorantim/SP aconteceu a 86ª edição da Corrida de São João e que é intitulada a 2ª corrida mais antiga do Brasil.

Não querendo criar polêmica e já criando, a 1ª e mais antiga deixou de ser "corrida" faz tempo, inclusive, além de ser uma grande procissão, se diz dona do nome do santo e acusa esse que vos escreve de ser um concorrente organizador de corrida. Até hoje ninguém nesse planeta esteve presente em uma corrida organizada pelo corredor número 85 da foto ao lado.

Se a 1ª virou procissão, a de São João pode ser considerada e primeira e a Penha fica sendo a segunda. Pronto.

Ser a primeira, segunda, criadora, inventora, ou que quer que seja não vai mudar nada para edições futuras ou para o presente. Nada adianta se intitular o primeiro isso ou aquilo e ficar vivendo desse rótulo eternamente, "o mundo gira e a Lusitana roda" já diria um velho slogan.

Estar presente, ser ativo, participante e inclusivo é muito mais importante que ser o primeiro.



Com as corridas isso está bem claro e notório, não adianta viver se enganando com rótulos, tem que modernizar, tem que atualizar, tem que ser diferente. Até o significado de tradição foi alterado em se tratando de corrida de rua no Brasil.

Voltando a 85ª Volta da Penha, esse ano a prova teve algumas alterações, foi minha primeira participação graças a habilidade e disponibilidade de tempo e de paciência de amigos participantes da equipe Blog e Run.  A prova foi gratuita e para se inscrever tinha que ser muito rápido na internet, as poucas vagas esgotaram rapidamente logo após a abertura.

A prova não teve mais premiação em dinheiro, fato que afasta os atletas da elite, mas tem premiação por faixa etária com troféus o que torna a prova mais interessante e disputada.
O percurso foi alterado novamente, de acordo com informações obtidas com veteranos dessa corrida, mas continua com boas subidas que torna a prova bem técnica.

A Volta da Penha 2015 teve percursos de 5km e de 10km pelas ruas do bairro e uma presença bem grande de corredores considerando o forte temporal da madrugada e de minutos antes da largada programada para as 07:00. Um atrativo a mais foi a chamada para uma largada só de mulheres antes dos homens. As mulheres largaram 3 minutos antes dos homens e tiveram a honra de abrir o caminho até serem alcançadas pelos primeiros colocados.

Claro que nem tudo são flores, e mais uma vez o "jeitinho brasileiro" para tentar estragar as coisa apareceu na hora da premiação por faixa etária. Algumas categorias tiveram que ser conferidas e reconferidas para enfim ter seus ganhadores agraciados com o belo troféu. Não vou acusar ningu´pem de ser intencional, de ser má fé ou qualquer pilantragem só para ganhar um troféu, para estampar uma mentira nas redes sociais, mas que fica bem chato ter que esperar e julgar algo na hora da premiação fica. Esse é o principal motivo que faz os organizadores acabarem com esse tipo de premiação. Enquanto esperávamos pela premiação dos amigos Rogerson Nenê(Giuliana Flores) e James Yumyia(Blog e Run) ficamos assistindo de camarote a briga pelo troféu, pessoas com idades adulteradas querendo subir no pódio. Cena engraçadíssima, mas muito triste.

Teve  premiação para os associados nos 5km e nos 10km, nos 5km o amigo Gilmar Scopel levou um troféu para casa e vai agora tratar de uma lesão. Bom descanso Gilmar e Parabéns!

Um fato triste, foi a informação obtida na saída da corrida, e que está sendo averiguada, o trajeto da corrida passava pela avenida Carvalho Pinto onde tem uma ciclofaixa pintada e uma ciclovia aos domingos, e por esse motivo a subprefeitura ou secretaria dos esportes não estava liberando a realização da corrida, liberação que chegou no último momento do último dia, a sexta-feira, já com toda a estrutura da corrida armada. 

Se confirmada essa informação, ficam  algumas duvidas para a prefeitura: Se a cidade toda está pintada com ciclofaixas, não teremos mais corridas? Ciclistas e corredores não são inimigos, mas dessa forma vão acabar virando. Isso é incentivo ao esporte?    

Tudo muito estranho. O importante é que a prova foi muito bacana, conheci o Clube Esportivo da Penha e fiquei impressionado com a bela estrutura e espaço para a pratica esportiva, encontrei amigos que são sócios e os elogios foram grandes, se eu morasse na zona leste ia procurar mais detalhes.

E a chuva? A chuva lavou a alma pelos próximos 20 anos. Para secar vai levar tempo. Só não chove na represa.

Algumas fotos em facebook.com/blogerun.

A medalha e os troféus merecem um capítulo a parte pela beleza e capricho. Isso porque a prova foi GRATUITA, muitos corredores comentaram sobre a qualidade e beleza e principalmente comparando  a provas tão caras e com medalhas e troféus tão sem qualidade. Fica a dica para essas provas tão caras que façam uma premiação a altura do preço cobrado.

Vida longa a Volta da Penha! Que a Volta volte a ser uma prova tão disputada e que os espertinhos não queiram se classificar em categorias diferentes.

Conheça e curta a PÁGINA #BLABLABLARUN com as entrevistas e vídeos já publicados.

Siga este BLOG - adicione seu email em "Cadastre seu Email Aqui" e receba as atualizações em primeira mão. 

Inscreva-se no CANAL BLABLABLARUN do  Youtube.

Curta a página do blog no facebook e fique por dentro de muito mais sobre corridas: fb.com/BlogeRun

Siga no Twitter @antoniocolucci e no Instagram @colucci_blogerun                                                                           


 #aisim Colucci13 
  Twitter: @antoniocolucci 
Instagram:@colucci_blogerun
  

Nenhum comentário :